Hoje trabalharemos com as permissões, assunto chato,
trabalhoso, e que requer prática, porém quando terminado pode começar a trazer
frutos, se bem feito após configurar as permissões você poderá começar a ganhar
algum dinheiro vendendo acesso vip, mas ainda não é tudo, todo o plugin
adicionado ao seu servidor tem permissões, por obrigação se você quer que os
jogadores possam usa-lo você precisa definir limites até aonde o jogador pode
usar esse plugin, quais comandos ele pode usar e se pode modificar.
Como o assunto requer prática não espere sair sabendo tudo,
mas sim sabendo o suficiente para começar a trabalhar com as permissões, o
disposto aqui será básico para todo o servidor que usa Essentials, para que a postagem não se torne muito extensa iremos por partes, começando pelas configurações globais.
Para o plugin de permissões gosto de usar o GroupManager, e
será o mesmo que usarei aqui, ele pode ser baixado através do link abaixo:
clique no link:
Que será baixado o “Essentials-gm.zip”,
abrindo ele você verá o plugin “EssentialsGroupManager.jar”, copie para dentro
da sua pasta plugins do seu servidor, e inicie o servidor, após isso o seu
servidor abrirá uma pasta chamada “GroupManager” dentro da pasta “plugins”, e
essa pasta deve estar parecida com a figura:
O Group Manager se configura
automaticamente de um modo bem genérico, porém você precisa configura-lo a cada
plugin adicionado, colocando nele as permissões que você terá com os novos
plugins.
Para iniciar, vamos abrir o
documento de configuração dele dentro da pasta GroupManager criada
automaticamente. Abra o documento chamado “config.yml”, dentro da config
teremos as seguintes configurações:
settings:
config:
opOverrides: true // Essa configuração define se operadores
podem trocar os jogadores através de comandos, se definido como false somente
poderá ser trocado via console ou quem estiver com permissão, aconselho deixar
assim.
validate_toggle: true //
Nao mude nada
allow_commandblocks: false //Desativa commandblocks
ou blocos de comando, como desejar.
data:
save:
minutes: 10
//De quanto em quanto tempo o group manager irá salvar seus arquivos de
configuração.
hours: 24
//Quantas horas o plugin deve manter um backup das configurações dele.
logging:
level: INFO //
Nao mude nada
mirrors:
Aqui o plugin define as permissões
de acordo com o mundo, se você deseja criar mundos com permissões diferentes
você deve separa-los, as permissões são definidas por dois documentos, o groups.yml,
e o users.yml.
world:
world_nether: //deste modo,
“world_nether” e “world_the_end” terão
as mesmas permissões do mundo principal “world”, e usarão o groups.yml, e o users.yml
iguais.
- users
- groups
world_the_end:
- users
- groups
all_unnamed_worlds:
- users
- groups
Após isso você vera os exemplos:
# world2: // world2 teria um conjunto de
documentos independente do mundo principal.
# world3: //world2 usaria groups.yml do
independente e o users.yml igual ao do mundo2(world2).
# - users
Para entender melhor:
Para entender melhor:
- users É o documento onde fica armazenado os grupos dos jogadores, administradores e moderadores.
- groups Define as permissões que cada grupo vai ter.
No próximo tópico iremos mais
fundo nas permissões, essas são as configurações básicas do plugin.
3 comentários :
Parabens pelo Blog, conteudo excelente(oque é raro no brasil).
Seria possivel passar seu contato skype para compartilhar conhecimento? obrigado.
otimo adorei
cara se vc ainda acessa este blog eu queria saber se voce pode me ajudar, no meu "projeto" de server. quando eu configuro as permissões para o grupo default ou eles podem modificar os blocos do spawn ou não podem intaregir com os baus, como poderia resolver isto?
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